domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pauta da última reunião realizada com pais e alunos

Esta é a pauta detalhada dos assuntos que foram abordados na reunião do dia 21 de fevereiro aos pais dos alunos do Ensino Fundamental, e dia 25 ao Ensino Médio.

ESCOLA ESTADUAL JOÃO RAMALHO
A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.

Orientações Gerais

1-      HORÁRIO DE AULAS:
Período da manhã:
MANHÃ : Ensino Fundamental
segunda feira- 7h as 10h40 / terça feira- 7h as 11h30
quarta,quinta e sexta feira -7h as 12h20
Ensino Médio: 7h às 12h20
TARDE: Ensino Fundamental
segunda feira : 13h as 16h40 / terça feira: 13h as 17h30
quarta, quinta e sexta feira: 13h as 18h20
NOITE: 19h as 23h

Entrada
O aluno que chegar após o horário, aguardará o inicia da 2ª aula, só entrando com autorização da administração escolar e presença do responsável legal.
Saída
Após a saída, os alunos não devem permanecer nas dependências escolares. Casos excepcionais devem ser comunicados à Direção.
Saídas antecipadas
Serão permitidas saídas antecipadas aos alunos, somente com a presença dos pais  ou responsável, que estejam autorizados e apresentarem RG.

2-      TRANSPORTE ESCOLAR
A responsabilidade do transporte escolar, bem como a informação dos horários da escola aos transportadores é das famílias.A escola não se responsabiliza por qualquer eventualidade, tampouco notificara procedimentos e horários em razão de questões particulares da família e dos transportadores
Horário de atendimento da Secretaria

3-      RELAÇÃO FAMILIA –ESCOLA
 A família tem papel de suma importância na escola, uma vez que a interação família escola interfere na construção do conhecimento do aluno.Portanto, é importante a participação nas atividades da escola: entrevistas individuais quando necessárias reuniões de pais, eventos, campanhas educativas e outros.
A agenda escolar é de uso obrigatório, pois é o veículo de comunicação constante entre escola e família. Uma das funções destina-se a comunicar ao responsável os acontecimentos importantes vivenciados pelo aluno ou comportamento diferenciados relacionados ás atividades escolares favorecendo maior integração escola família
Adotamos o agendamento prévio das conversas com pais /responsáveis pelo aluno, a fim de evitar que procurem a equipe escolar em horários que estejam dedicando-se a outras tarefas.
Solicitamos  aos pais que acompanhem as datas, horários, suspensão de aulas, encontros pedagógicos,formação de docentes e outras atividades pela agenda de seu filho e pelo Calendários Escolar a ser entregue após homologação, evitando telefonar para a escola para confirmação das atividades. Toda e qualquer alteração no calendário Escolar e no cotidiano da escola será comunicado e expedido pela administração escolar , além de ser publicado no site da escola.

4-      CUIDADOS COM A SAÚDE DOS ALUNOS
Administração de medicamentos
Caso seu filho necessite de medicação, é importante organizar os horários de medicação fora do período escolar, facilitando a rotina da escola. Em casos de impossibilidade dessa adequação, solicitamos que entrem em contato com o responsável pela unidade escolar, viabilizando a freqüência do aluno às aulas.
A medicação somente serás ministrada pelo professor se o responsável enviá-la com a receita médica, hora e dosagem. Se um desses dados estiver faltando, o remédio não será ministrado.
Casos de febre
Se durante a permanência na escola o aluno apresentar febre, a escola avisará os responsáveis para que venham buscá-lo, enquanto aguardamo-los tomamos as providencias do controle da febre apenas com roupas leves e hidratação. O uso de antitérmicos não é permitido.
Doenças infecto-contagiosas e vacinas
È de  fundamental  importância que os pais/ responsáveis se responsabilizem em manter as vacinas de seus filhos atualizadas, de acordo com o Calendário Oficial de Vacinas.
Caso o aluno apresente suspeita de doença infecto contagiosa, a família devera comunicar a escola, apresentando atestado medico.
Primeiros Socorros
Sempre que houver necessidade de atendimento médico imediato, a criança será encaminhada ao Pronto Socorro Público mais próximo ou , dependendo da gravidade, será chamado o SAMU-RESGATE, que fará o atendimento emergencial. Entraremos, em seguida, em contato com os pais/ responsáveis, para que se dirijam ao local do atendimento e acompanhem o filho.

5-Material Escolar
Os alunos receberam o kit de material oferecido pelo governo, agendas para o ensino Fundamental e posteriormente(conforme entrega dos correios) os livros didáticos.TODO MATERIAL ENTREGUE PELA ESCOLA É GRATUITO.

6-      Uniforme escolar
A escola SUGERE o uso do uniforme escolar facilita a organização familiar e escolar, sendo a família responsável por providenciá-lo, devendo identificá-lo com o nome do aluno No caso da impossibilidade de adquiri-lo SUGERIMOS uma camiseta branca sem estampa e calça jeans escura.

7-      Reunião de Pais e Mestres
A reunião de pais e mestres é um espaço de discussão e de circulação de informações muito para o sucesso das ações educativas. Desta formas, família-escola-professor, estabelecem parcerias de co-responsabilidade ampliando o desenvolvimento do aluno.Portanto , a presença dos pais /responsáveis, nos dias e horários estabelecidos , é de suma importância.
O Boletim com o rendimento bimestral será entregue aos pais ou responsáveis durante as reuniões pelo professor coordenador de classe.

8-      Presença dos Pais
A presença dos pais na escola é de alegria  para todos. No entanto para o bom andamento dos trabalhos,, solicitamos a todos que, dado o sinal, retirem-se e permitam que os professores recebam seus filhos:não se dirijam a sala de aula no decorrer do período. Em caso de urgência ou necessidade, deverão pedir prévia autorização na Secretaria das Escolar, pois é vetado aos professores atender, Pais, responsáveis ou familiares na porta da sala de aula.

9-      Horário de Atendimento da Secretaria Escolar
A Secretaria da Escola funciona das 9h as 19h para atendimento ao público em geral e para alunos nos intervalos de cada período
       
10-  Orientações disciplinares
São direitos do aluno:
ü      ter assegurado as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades na perspectiva social e individual;
ü      ter assegurado o respeito pelos direitos da pessoa humana e pelas suas liberdades fundamentais;
ü      ter asseguradas as condições ótimas de aprendizagem devendo ser-lhe propiciado ampla assistência do professor e acesso aos recursos materiais e didáticos da Escola;
ü      receber atendimento adequado por parte dos Serviços Auxiliares;
ü      formular petições ou representar sobre assuntos pertinentes a vida escolar;
ü      chegar atrasado nas 1ªs aulas desde que acompanhado com os Pais (justificar o atraso);

11- São deveres dos alunos:
ü      contribuir para o prestigio da Escola;
ü      obedecer as normas estabelecidas pelo código disciplinar da Escola e as determinações superiores;
ü      ter adequado comportamento social tratando o pessoal da Escola e colegas com civilidade e respeito;
ü      não portar material que represente perigo para saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de outrem;
ü      observar rigorosa probidade na execução de quaisquer provas ou trabalhos escolares;
ü      submeter a aprovação dos superiores a realização de atividades de iniciativa pessoal ou de grupos, no âmbito da escola;
ü      não participar de movimentos de indisciplina coletiva;
ü      retirar-se da Escola com autorização dos responsáveis, em caso de aluno menor de 18 anos;
ü      respeitar seus educadores, colegas, funcionários, assim como seus valores morais e culturais;
ü      respeitar o espaço físico e bens materiais da Escola colocados à sua disposição;
ü      comparecer às atividades escolares, trajando o uniforme ou roupa adequada ao ambiente escolar e portando material escolar exigido;
ü      comportar-se de modo a fortalecer o espírito patriótico e a responsabilidade democrática,

O não Cumprimento dos deveres e a incidência em faltas disciplinares poderão acarretar ao aluno as seguintes medidas disciplinares:

I-Advertencia verbal;
II Retirada do aluno de sala de aula ou atividade em curso e encaminhamento à diretoria para orientação.
III- Comunicação escrita dirigida aos pais ou responsáveis;
IV- Suspensão temporária de participação em visitas ou demais programas extracurriculares;
V- Suspensão de ate 5 dias letivos;
VI- Suspensão  pelo período de 6 a 10 dias letivos;
VII- Transferência compulsória para outro estabelecimento.

As punições serão regidas pelas Normas de Conduta Escolar da Secretária da Educação.

12-  Sistema de Avaliação:
A avaliação será contínua e cumulativa do desempenho do aluno,. Para tanto contemplamos:
a) Avaliação processual: Atividades realizadas em sala de aula ou em casa , em grupo ou individuais que valem de 0 a 10.
b) Avaliação Específica: Avaliação dissertativa elaborada pelo professor da disciplina realizada em semana específica. Valor: 0 a 10
c) Avaliação Unificada: Avaliação em forma de testes contemplando todas as disciplinas e realizada em um único dia. Valor de 0 a 10

13-Lição de Casa
Para os pais, a lição de casa é uma possibilidade de participação na vida escolar do aluno. Para a escola, a lição é uma possibilidade de desenvolver o hábito de estudo, a aprendizagem autônoma numa postura de aprender a aprender.

14- Motivação Familiar/ Orientação de Estudo.
a)Crie um ambiente adequado para o estudo com mesa, material e longe de fatores de dispersão , como televisão, computador e aparelho de som.
b)Demonstre interesse pelo o que seu filho esta aprendendo e, se possível, trace paralelos com o mundo real.
c)Atividades passivas, como assistir TV e ouvir musica, devem ser restringidas a determinados horários.
d) As crianças precisam ver seus pais lendo. O hábito da leitura e de buscar o conhecimento é inspirado pelo exemplo familiar.
e) Não recompense apenas por boas notas.Elogiar o estudo e o trabalhos feitos é sempre motivador.

14- Dever da Família
ü      Ler com os seus filhos este documento e mostrar quais são seus direitos e deveres e as penalidades que sofrera pelo não cumprimento dos mesmos.
ü      Agendar previamente através da agenda horário para conversas com professores e coordenação.
ü      Verificar se a criança esta bem de saúde antes de enviá-la a escola
ü      Verificar as atividades que o aluno desenvolve na escola diariamente e auxiliá-lo sempre que possível.
ü      Ficar sempre atenta à agenda escolar e calendário para saber dos compromissos dos alunos e responsáveis.


Um excelente 2011 a todos!
Professores e Equipe Gestora da Escola Estadual João Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) usuário(a),

Este espaço é um canal direto de integração entre escola, pais e alunos. Utilize-o de forma respeitosa. ATENÇÃO: Somente membros do blog é que poderão escrever comentários.


ATENÇÃO: MENSAGENS SEM IDENTIFICAÇÃO SERÃO EXCLUÍDAS.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.